sexta-feira, 20 de abril de 2012

Validade do Aprendizado e Conhecimento - O Profissional do Futuro!


Recentemente numa aula de Administração de Sistema de Informações, o então professor mencionou um estudo onde apontava que o conhecimento teria validade de 03 (três) anos. No momento a informação não prendeu minha atenção, porém ao analisar passei a refletir sobre o assunto e deparei no conceito da "Revolução Tecnológica"; a velocidade da comunicação e transformação das "coisas" é impossível ser mensurada. Devido isso é certo que conhecimentos podem se tornarem inválidos rapidamente, pois novas ideias, conceitos, métodos surgirão e desaparecerão cada vez mais em menor tempo. Profissões centenárias não serão mais úteis e outras tantas aparecerá, e nesse processo profissionais poderão cair de guru para analfabeto e um criador de uma ideia amadora poderá ser um guru. 
A média dos cursos superiores são de 04 (quatro) anos (relembramos que os conhecimentos teria validade de 03 (três) anos), isso implica em dizer que os conhecimentos adquiridos no início da graduação pode não ter validade no término. Diante disso, posso afirmar que, embora relativo, o principal objetivo do ensino deve ou deveria ser voltado para formação de opiniões, ideias, iniciativas e criatividade com personalidade de cada indivíduo e que esses saibam aproveitá-las no mundo "velocidade da luz". Porém, alguns docentes que "deve ter saído da atmosfera" cobram dos acadêmicos "decorebas" de assuntos em constante mutação escrito há alguns anos. Contudo, cabe aos discentes utilizar o 5S e descartar os conhecimentos inúteis após cumprir as exigências desses professores.
Para ter sucesso através de um bom desempenho profissional será necessário estudar, ou melhor, o profissional de sucesso será o "ESTUDANTE".

E você, o que pensa sobre isso? Comente.

0 comentários :

Postar um comentário

Blogroll

 

Copyright © Fábio Corrêa Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger